Finalmente Chegouuuuuuuuuuu!!!

Finalmente Chegouuuuuuuuuuu!!!
CRIZINHA - UMA REPÓRTER EM CRISE... 1 POST LOGO ABAIXO! LÊ AI...

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Mandamentos do Jornalista

Você a princípio tentará fugir dessa profissão maluca…seus pais e amigos ficarão “surpresos e preocupados” – e o pior: com toda razão, quando disseres no que quer realmente se formar. Afinal, foi lhe dado um “dom”, restrito a um grupo muito pequeno e seleto de pessoas. O “privilégio” de conhecimento da informação.




Mandamentos do jornalista


1 Não terás vida pessoal, familiar ou sentimental. Na verdade terás. Mas ela estará sempre exposta à todos. Com sorte terás uma família compreensiva e orgulhosa do que você se tornou.


2 Não terás feriado, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga. E ainda assim se sentirá feliz e útil.


3 Estarás condenado ao eterno cansaço físico e mental. Se isso te motivar, alegre-se: Na verdade é um “mérito” de grandes intelectuais.


4 Terás gastrite, se tiveres sorte. Se fores como a maioria, terás pressão alta, estresse e crises de enchaqueca. Mas ainda assim estufará o peito quando lhe perguntarem: O que tu faz? E com um tímido, mas orgulhoso sorriso dirás que és jornalista.


5 A pressa será tua sombra. E tuas refeições principais serão o lanche da padaria da esquina, ou com sorte, uma coxinha comprada no buteco mais próximo do local da reportagem.


6 Tua sanidade mental será posta em xeque antes mesmo de completares cinco anos de carreira.


7 Ganharás muito pouco pela causa que luta, enfrentarás dias de chuva, de frio, de calor em excesso, situações de risco, enchentes, entrevistados mal-educados, equipe indisposta, concorrência acirrada, não terás quase promoção, e não contes com elogios de seus superiores, leitores ou telespectadores. As cobranças serão duras, cruéis e implacáveis. E ainda assim terás força.


8 Trabalho será um de teus assuntos preferidos; talvez o único. Porque você estará sempre preocupada com o próximo. O jornalista tem orgulho de dizer o que é, onde trabalha, o que faz e “porque” faz. Pode acreditar, esta será a tua maior recompensa, a tua promoção, o que justifica todo o teu esforço: O reconhecimento. E acredite, o que será mais engraçado…é que virá de estranhos.


9 A máquina de café será tua melhor colega de trabalho; a cafeína, porém, não fará mais efeito depois de um certo tempo. Mas ganhará maturidade. Isso nenhuma máquina produz.


10 As redações que ficam abertas até mesmo de madrugada à espera de uma notícia de “última hora”, serão apenas uma das inúmeras diversões que terás. E somente nelas “nestas redações”, que às vezes poderá ser até no próprio carro de reportagem, encontrarás malucos iguais a ti.


11 Terás pesadelos freqüentes com horários de fechamento, palavras escritas erradas, erros de concordância, reclamações de leitores, da chefia, matérias intermináveis, gritos ao telefone... E, não raro, isso acontecerá durante o período de férias.


12 Tuas olheiras e mau humor serão teus “troféus de Guerra”, que um dia terás orgulho de contar aos teus filhos e netos.


13 Por mais que sejas um profissional “ético”, serás visto, muitas vezes na rua como um “canalha”.


14 E, apesar de tudo isso, haverá uma legião de "focas" querendo ocupar o seu lugar. Sabes porque? “Porque não foi você que escolheu esta profissão”. “Foi ela quem te escolheu”. E por mais sofrida que ela possa parecer, “e ela é”, só se forma um jornalista aquele que realmente gosta. E incrivelmente existem muitos, mas muitos, que adorariam estar no seu lugar.


Co-Autora: Cristina Guariba. O texto original não descrimina o autor, mas readptei o texto de acordo com a minha realidade e o meu dia a dia. De qq. forma parabéns ao autor verdadeiro que escreveu 16 mandamentos, e eu tomei a liberdade de reescrevê-lo em forma de homenagem a nossa categoria alterando para 14 mandamentos.


Ps.: Destaque para a foto, escrevendo a matéria na lojinha de conveniência próximo a tv tem sorocaba - globo - na pressa quem não tem cachorro caça com gato...

3 comentários:

  1. Cris,
    Foi com este texto q. vc ganhou um dos prêmios em setembro lá no Comunique-se? Ou foi com a matéria em vídeo sobre a profissão de jornalista? Ah! e diga-se de passagem mesmo com a correria "continuas muy bella" firme, forte e corajosa! E adorei a foto na loja de conveniência escrevendo, falando ao tel. prestes a entrar no link ao vivo 34º graus e você de preto...kkk PARABÉNS E SUCESSO SEMPRE! Dos amigos Paulo e Rose.

    ResponderExcluir
  2. Muito orgulho de vc! Mr. Johnny e Maria. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Criiiis!
    Bom, como já te falei aqui, gostei das alterações que você fez no texto! Realmente, ficaram bem mais a sua cara, já que o texto está mais otimista que o original! Aliás, otimismo é uma das características que mais gosto na minha "cunhas", junto com esse bom humor! Dá para ver certinho como você está presente em cada trechinho que você alterou.
    Uma linda homenagem a essa profissão que, todos podem ver, você ama tanto!
    Nesse primeiro dia do ano, aproveito para te desejar tudo de bom, muita felicidade e a realização de todos os seus sonhos (embora já tenha tido o prazer de te dizer pessoalmente, na virada do ano)!
    Adorei meu presentinho e ver que você se lembrou de mim! ^^
    Por fim, já que estou sempre palpitando por aqui, uma última mensagem para começar o ano, e sei que você vai entender: "O cuidado em ouvir é o caminho mais curto para o saber." (Juan Luis Vives)
    Muitos beijos e BOM SONO!

    Renata F. de Paula

    ResponderExcluir