Finalmente Chegouuuuuuuuuuu!!!

Finalmente Chegouuuuuuuuuuu!!!
CRIZINHA - UMA REPÓRTER EM CRISE... 1 POST LOGO ABAIXO! LÊ AI...

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

; "O MEU" FELIZ NATAL PRA VCS!

Oláaaaaa amigos blogueiros,


Pensei, pensei, pensei e pensei....mas não encontrei uma outra forma de desejar um FELIZ NATAL E UM MARAVILHOSO 2011 pra vcs.

Este ano gostaria de homenagear um grande e querido colega de profissão, o repórter "Regis Rossing"! que na verdade "nos homenagea à todos" com esta brilhante reportagem! Que nos faz refletir, sonhar e acordar muitas vezes...

Se possível, percam alguns minutos e assistam!!!Claro quando puderem...se puderem...

Prestem atenção na vasta pesquisa que foi realizada...no off (para quem não entende - off é a narração do repórter durante a matéria - como ele se entrega, interpreta, sente, traz para ele a história), na riqueza com que ele compôs o texto, e ao mesmo tempo com que "suavidade" ele conta. O carinho com que ele trata o entrevistado, a sonorização da matéria (música de fundo), os "sob som" como costumamos dizer na área, nos momentos "exatos" (que nada mais são do que as imagens feitas em câmera lenta e com a música ao fundo exaltando os momentos + marcantes, "cobrindo completamente nossos olhos de lágrimas", como cobriu os meus), as sonoras (para quem tb. não entende - são as falas dos entrevistados - curtas, leves, objetivas, sem explorar em "demasiado" o conteúdo), tudo se encaixa, perfeito!

É assim q. eu gostaria que fosse o Natal de vcs, o 2011 de vcs..."emocionante e perfeito", como esta reportagem!

http://www.youtube.com/watch?v=PfqRF63tXAw - gente sorry o vídeo saiu do ar...mas a matéria é do repórter Regis Rossing da Rede Globo - com o tema sobre o Nazismo no Esporte com o entrevistado Roberto de Pessoa - ex-paraquedista falecido em 2010, deve ter outros vídeos no youtube dela ok?!Se eu encontrar assim q. tiver um tempinho eu posto de novo pq. é linda!

"Na busca do que é puro e lícito. Tudo que se aprimora na vontade perdura no tempo. O senhor supremo "TEMPO". Estratégia perfeita do destino. Amor....Amor..." Roberto de Pessoa. (*1910 - + 2010)

FELIZ NATAL! HONRA, FORÇA E FÉ À TODOS NÓS!!!!!!

CRIS GUARIBA.

domingo, 19 de dezembro de 2010

News - Coluna - "O encantador mundo de Cristina" Em breve!


Gente, o ano de 2010 está quase no fim! E eu havia prometido à vcs postar mais coisas do que no ano de 2009 né? Ok, realmente teve alguns posts a mais, não muitooooo mais, mas um pouco mais vai?. Opa! mas pera lá, como o ano ainda não acabou, vou tentar até o final deste mês publicar pra vcs algumas coisinhas interessantes...como por exemplo, novas entrevistas, vídeos institucionais, campanhas, novas histórias, dicas de lugares e culturas muito bacanas q. conheci e de projetos especiais que participei. Entre eles estão pautados para publicação em breve:

1 - Matéria sobre a "SMZ" só mina ziza - uma gangue de meninas em Sorocaba que marcam encontros pela internet para se "estapearem" na saída do colégio. (matéria já foi pro ar pela REDE GLOBO - TV TEM SOROCABA - muito bacana - só tenho a "lauda"o texto, depois vou tentar descolar o vídeo e postar aqui para vocês)

2 - Consumismo infantil - como resolver esse problema? (vou postar o vídeo ok? ele já tá pronto e é chocante - é um documentário) - essa matéria é na verdade um vídeo institucional, ou seja, de uma agência de notícias)

3 - Os novos jovens - "EMOS COLORIDOS" o que mudou nestes últimos 10 anos. O que pensam, o que querem, quais são as expectativas desses jovens. Entra um trechinho sobre "builling" tb. (é matéria em vídeo, já foi pro ar, é com a banda RESTART, preciso fazer a cópia deste vídeo com a produção e depois posto aqui, essa é a da REDE RECORD tá!)

4 - Os novos "Nerd's" de hoje. (matéria tb. já foi pro ar, preciso resgatar o vídeo daí posto para vocês ok? Tb. é da REDE RECORD)

Tchan, tchan, tchan, tchan...E POR FIM... - ESSA JÁ TÁ SAINDO! ;)

5 - Terá uma coluna muuuuuito bacana chamada - "O encantador mundo de Cristina" isso sim será uma novidade no blog q. terá já de cara um vídeo muito bacana em parceria com um outro blog pra lá de especial! Várias sonoras, backstage, erros, acertos, dicas e claro alguns desvaneios...Aguardem!

Pra vcs que acompanham o meu trabalho...de pertinho, de perto + nem tanto, de longeeeee, distante mas sempre espiando, aguardem q. tem muuuuuuitas "COSAS" novas vindo por ai. É só aguardar q. tô terminando tudo, e com otimismo será postado em breve para vcs.

"Yes baby! Meus cabelos cresceram, e o blog também"

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Mandamentos do Jornalista

Você a princípio tentará fugir dessa profissão maluca…seus pais e amigos ficarão “surpresos e preocupados” – e o pior: com toda razão, quando disseres no que quer realmente se formar. Afinal, foi lhe dado um “dom”, restrito a um grupo muito pequeno e seleto de pessoas. O “privilégio” de conhecimento da informação.




Mandamentos do jornalista


1 Não terás vida pessoal, familiar ou sentimental. Na verdade terás. Mas ela estará sempre exposta à todos. Com sorte terás uma família compreensiva e orgulhosa do que você se tornou.


2 Não terás feriado, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga. E ainda assim se sentirá feliz e útil.


3 Estarás condenado ao eterno cansaço físico e mental. Se isso te motivar, alegre-se: Na verdade é um “mérito” de grandes intelectuais.


4 Terás gastrite, se tiveres sorte. Se fores como a maioria, terás pressão alta, estresse e crises de enchaqueca. Mas ainda assim estufará o peito quando lhe perguntarem: O que tu faz? E com um tímido, mas orgulhoso sorriso dirás que és jornalista.


5 A pressa será tua sombra. E tuas refeições principais serão o lanche da padaria da esquina, ou com sorte, uma coxinha comprada no buteco mais próximo do local da reportagem.


6 Tua sanidade mental será posta em xeque antes mesmo de completares cinco anos de carreira.


7 Ganharás muito pouco pela causa que luta, enfrentarás dias de chuva, de frio, de calor em excesso, situações de risco, enchentes, entrevistados mal-educados, equipe indisposta, concorrência acirrada, não terás quase promoção, e não contes com elogios de seus superiores, leitores ou telespectadores. As cobranças serão duras, cruéis e implacáveis. E ainda assim terás força.


8 Trabalho será um de teus assuntos preferidos; talvez o único. Porque você estará sempre preocupada com o próximo. O jornalista tem orgulho de dizer o que é, onde trabalha, o que faz e “porque” faz. Pode acreditar, esta será a tua maior recompensa, a tua promoção, o que justifica todo o teu esforço: O reconhecimento. E acredite, o que será mais engraçado…é que virá de estranhos.


9 A máquina de café será tua melhor colega de trabalho; a cafeína, porém, não fará mais efeito depois de um certo tempo. Mas ganhará maturidade. Isso nenhuma máquina produz.


10 As redações que ficam abertas até mesmo de madrugada à espera de uma notícia de “última hora”, serão apenas uma das inúmeras diversões que terás. E somente nelas “nestas redações”, que às vezes poderá ser até no próprio carro de reportagem, encontrarás malucos iguais a ti.


11 Terás pesadelos freqüentes com horários de fechamento, palavras escritas erradas, erros de concordância, reclamações de leitores, da chefia, matérias intermináveis, gritos ao telefone... E, não raro, isso acontecerá durante o período de férias.


12 Tuas olheiras e mau humor serão teus “troféus de Guerra”, que um dia terás orgulho de contar aos teus filhos e netos.


13 Por mais que sejas um profissional “ético”, serás visto, muitas vezes na rua como um “canalha”.


14 E, apesar de tudo isso, haverá uma legião de "focas" querendo ocupar o seu lugar. Sabes porque? “Porque não foi você que escolheu esta profissão”. “Foi ela quem te escolheu”. E por mais sofrida que ela possa parecer, “e ela é”, só se forma um jornalista aquele que realmente gosta. E incrivelmente existem muitos, mas muitos, que adorariam estar no seu lugar.


Co-Autora: Cristina Guariba. O texto original não descrimina o autor, mas readptei o texto de acordo com a minha realidade e o meu dia a dia. De qq. forma parabéns ao autor verdadeiro que escreveu 16 mandamentos, e eu tomei a liberdade de reescrevê-lo em forma de homenagem a nossa categoria alterando para 14 mandamentos.


Ps.: Destaque para a foto, escrevendo a matéria na lojinha de conveniência próximo a tv tem sorocaba - globo - na pressa quem não tem cachorro caça com gato...